sábado, 5 de dezembro de 2015

Figure nel Presepe - Le marionette raccontano la magia del Natale



Uma iniciativa da GASC | Galeria de Arte Sacra Contemporania da Casa de redenção Social Onlus, em colaboração com a Associação Grupporiani - Compagnia Carlo Colla e Figli.
A exposição pretende recontar a Sacra representação do Presépio, através da magia do teatro de fantoches, onde o episódio narrado ganha vida nas salas do museu como num palco, através de um artesanato inteligente e criativo. O Presépio, um símbolo do Natal, tem sempre impressionado e fascinado a imaginação coletiva e popular, não só porque representa o divino, mas porque, nas formas de arte que ao longo dos séculos têm retratado.

A exposição tem como objetivo a produção de palco do presépio através dos séculos, desde a Idade Média até as expressões do folclore Napolitano, para a reconstrução da cena na gruta de Belém, mostra criada por Carlo Colla, com cenografia de Aquiles Lualdi,  com cenários e figurinos de Caramba e Rosina Glue e música de Cesare Chiesa.

Cada teatro com seus fantoches é uma verdadeira obra de arte e talento. Os caracteres individuais presentes para mostrar o nascimento de Jesus através de roupas, acessórios e características, gosto, moda e a sensibilidade do tempo, demostram como foi a Natividade naquela época quanto agora: um evento contemporâneo de todos os tempos: o Deus que torna-se o homem se torna anúncio do valor e da dignidade de cada pessoa.

A exposição também faz uso da contribuição do Instituto de Ensino Superior Luigi Galvani de Milão. Os alunos da secção linguística, devidamente treinados e participaram activamente na realização da exposição, desempenhando assim concreta experiência de museu.

GASC | Galleria d’Arte Sacra dei Contemporanei

Villa Clerici
Via Giovanni Terruggia, 14
20162 Milano
galleria@villaclerici.it
02.64.70.066 / int. 2  (mar-ven  / 9.30 – 12.30)

Informações e fonte original da notícia em italiano: Villa Clerici

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...