segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A "Imaculada" de Zurbarán serviu para construir um convento

O quadro encontrado por José Sebastián y Bandarán está no Museu do Prado



texto de N. Ortiz. Sanlúcar La Mayor

O sacerdote José Sebastián y Bandarán é uma das personalidades mais conhecidas da história da Igreja e da própria Sevilha, no século XX. Foi um padre, capelão real, estava intimamente ligado com a Academia Real de Belas Artes de Santa Isabel da Hungria e sempre reforçada a devoção mariana. Ele, não em vão, foi um dos pilares para a construção do monumento à Imaculada Conceição na Plaza del Triunfo.

No entanto, há um capítulo na vida de Sebastián Bandarán que passou despercebida ao longo dos anos e que tem a ver, em grande parte com o seu grande envolvimento e compromisso com a vida religiosa da cidade. Em 1956, por acaso, o padre encontrou em um convento de Sevilha uma obra esquecida e desconhecida de um dos maiores pintores espanhóis, Zurbarán. A descoberta, que impressionou o capelão real, também serviu para mudar o destino e ajudar a congregação das Servas Concepcionistas do Sagrado Coração.

A chance de encontrar

A história da pintura, que retrata a Imaculada, começa no convento dessa congregação religiosa. Bandarán visitava as religiosas afim de ajudar em sua reivindicação, que não era outra senão a beatificação de seu fundador, o cardeal Spínola y Maestre. Uma vez lá, o sacerdote e sua comitiva foram recebidos em uma sala com pouca luz, como conta o próprio Bandarán em um artigo publicado na revista "Archivo Hispalense". No entanto, a falta de clareza não o impediu de apreciar a beleza da imagem que presidia a estadia. Era a Virgem Imaculada, nada mais e nada menos que pelo mestre Zurbarán. "Desde a primeira vez encontrei me pareceu um trabalho magistral", escreveu descrevendo sua descoberta.

No momento ainda é desconhecido origem da pintura, embora a hipótese de que pertencia a Celia Méndez, fundadora junto com o cardeal Spinola, das Servas do Sagrado Coração. A religiosa era viúva do Marquês de la Puebla de Obando, então dai a suspeita da origem de sua família está por trás da aquisição da obra de Zurbarán. Esta hipótese é reforçada pela ausência de outras obras de arte na congregação.

Deterioração significativa

Após a descoberta, José Sebastián y Bandarán fez com que o trabalho seja restaurada por especialistas da Comissão de Arte Sacra, pois sofreu danos consideráveis. O passo seguinte era para que o Museu de Belas Artes de Sevilha adquirisse a pintura, no que o padre e as religiosas se reuniram em diferentes momentos, tentando encontrar um acordo para a venda da obra. No entanto, apesar das promessas que, segundo escreve o próprio capelão real, feita a partir do museu sevilhano, a pintura foi finalmente adquirido pelo Museu do Prado por quatrocentos mil, onde ainda pode ser visto. Outras ofertas estrangeiras foram feitas como de uma prestigiada galeria Inglesa e de alguns colecionadores alemães privados, que dobrou a quantidade oferecida pelo museu madrilenho.

No entanto, as religiosas queriam a sua venda por motivos pastorais e com vista para a possibilidade de mais benefícios econômicos em troca de ir para fora da Espanha. Prova disso é que o montante da transferência foi destinado para cobrir inteiramente nova sede da Congregação das Servas do Sagrado Coração, na cidade aljarefeña de Sanlucar la Mayor, onde atualmente também o Colégio Cardeal Spinola e a Casa Provincial da congregação.

Fonte: ABCdesevilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...