segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Encontrada antiga Pintura francesa que retrata São Francisco Xavier

Foi encontrada uma antiga pintura de São Francisco Xavier que estava "perdida" no Colégio Royal Scots, em Salamanca (Espanha).
Segundo historiadores, a imagem foi perdida há mais de 250 anos. O encontro da tela ocorreu durante um trabalho de restauração pelo qual passam as obras de arte da instituição e foi confirmado por responsáveis pelo Colégio.

Segundo os informantes, quando uma de suas pinturas foi encaminhada para a restauração, em 2013, descobriu-se que havia uma outra tela fixada atrás da imagem a ser restaurada e que se encontrava muito danificada.

Foi então que, depois de minucioso trabalho, os especialistas constataram a tela trazia estampada a figura de um santo carregando um bastão e um lírio.

Simbologia esclarecedora

Na iconografia católica, uma pessoa retratada com um lírio significa que se trata de um confessor. Portanto, não seria um mártir que, então, deveria estar portando uma palma.

O bastão que a pessoa ali representada traz consigo demonstra trata-se de uma pessoa que exercia atividade missionária.
Já a figura do Espírito Santo estampada na tela sugere que o retratado seria uma pessoa "inspirada" e, portanto, um santo.
Não há livros na imagem desenhada.
Para os especialistas em iconografia, esta ausência aponta para o fato de que aquela pessoa cuja figura ali foi colocada não era conhecida principalmente por seus escritos.

O santo traz o conhecido emblema jesuíta estampado em sua túnica.

Esse conjunto de símbolos levou os restauradores a cogitar na representação de São Francisco Xavier ou de um dos primeiros jesuítas não martirizados.


A confirmação: "Satis est Domine Satis est"

O que confirmou definitivamente os indícios de que a imagem da tela até então perdida era de São Francisco Xavier foi o texto latino nela contido: "Satis est Domine Satis est".
Estas eram palavras que em repetidas ocasiões foram proferidas por São Francisco de Xavier em vários de seus momentos de oração.
Esse lema ali colocado é em alusão aos seus momentos de êxtase do Santo, em Goa, por volta de setembro de 1551: "Basta, Senhor, basta".

Como a imagem pode ter sido perdida

A perda da tela poderia ter ocorrido em uma das várias mudanças ocorridas ao longo dos anos.
O Parlamento escocês proibiu o catolicismo na Escócia, em 1560.
Então, muitos seminários foram fundados em Tournay e Paris (França), Roma (Itália) e Madri (Espanha), com o objetivo de ordenar sacerdotes para atuarem em missões escocesas.
Mais tarde, o seminário de Tournay mudou-se para cidade de Douay, e a faculdade em Madri foi confiada aos jesuítas.

Em 1771, no entanto, a faculdade em Madri foi transferida para o colégio ex-jesuíta de Santo Ambrósio em Valladolid, onde permaneceu por mais de 200 anos.
Em 1988, houve a mudança para a cidade universitária de Salamanca, principalmente para possibilitar os alunos a frequentar a Universidade Pontifícia, que tinha sido fundada pelo Papa Pio XII, em 1940.

Embora não haja menção do Colégio sobre imagens de São Francisco Xavier em Madri, especialistas acreditam que a tela tenha sido perdida numa dessas mudanças ocorridas nesse período. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...