quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"Assim, o Dome está de volta a brilhar." Apresentado a restauração dos mosaicos na fachada



Por DAVIDE POMPEI

"Assim, o Dome está de volta a brilhar." Apresentado a restauração dos mosaicos na fachada

Cobalto e ouro, graça e força. Muita elegância gótico, em um triunfo de querubins. Visível novamente, finalmente brilhando. Presença sólida e secular, a Catedral, que também exige uma atenção contínua, como uma criança, e de cuidado, como o mais sábio dos anciãos que está lá para lembrar aqueles que são - e quem eles são - os nativos e ninguém olhando para ele, não se deixa apaixonar. Pelo estatuto, é o Opera del Duomo que deve fornecer a sua manutenção e preservação.

Mas, auto-identidade, é toda a comunidade que se deve descobrir, depois de muitos séculos, ligado ao símbolo, o assunto do último verão é o cuidadoso trabalho de restauração que, no seu conjunto, tem afetado a torre central, que contém o mosaico da Coroação da Assunção de Nossa Senhora, título da catedral. Quadro da anunciação, esperado após a desmontagem de andaimes, realizada sexta-feira, 29 de janeiro, teve a coordenação de Giuseppe Maria Della Fina, como membro da Fabbriceria, integrada ao Museu Emilio Greco. Entre os presentes, na primeira fila, ao lado dos representantes civis e militares, estava a nova prefeita da província de Terni Angela Pagliuca.

"Intervenções - observou o advogado Francesco Venturi, presidente da Opera del Duomo - são repetidas periodicamente, com vinte anos de cadência, mas a manutenção é constante. Para ser capaz de completar o trabalho em quatro meses, antes da data inicialmente prevista, é uma fonte de grande satisfação. E o mérito é dessa instituição, desde Superintendente, Ministério e todos os trabalhadores. a eles, merecem os nossos agradecimentos. "


"Todo o trabalho - acrescentou Dom Bento Tuzia, bispo da Diocese de Orvieto-Todi - tem um patrocinador, mas quando se trata de vida com tanta beleza, todos nós somos donos No passado, estava em voga para construir, o que é exigido hoje é recuperar, defender e manter. a preservação passa para a recuperação da resistência estrutural e cromática, mas também pelos sentimentos que inspiraram esta obra de arte, o resultado de uma grande fé. "

As saudações da administração da cidade veio da vice-prefeita Cristina Croce, juntamente com agradecimentos à intervenção oportuna, estendido para os organizações e indivíduos envolvidos. "Um exemplo virtuoso de colaboração e cooperação", salientou com maior ênfase Luisa Montevecchi, chefe do Secretariado do Ministério do Património e das Actividades Culturais e de Turismo de Umbria. "Foi um trabalho importante - disse, trazendo as saudações de Stefano Gizzi, superintendente de Belas Artes e Paisagem em Úmbria - realizadas com um respeito de tempo e uma contenção oportuna de custo. Em nome de tudo há sensibilidade e atenção para a necessidade de restauração do património artístico da região. Paixão e entusiasmo dos jovens restauradores, um sinal positivo que dá continuidade a essa consciência ".

Para Borletti Buitoni, subsecretário do Ministério do Património e da Cultura e Turismo "A catedral de Orvieto tem uma página belíssima, e estamos aqui para comemorar como um dia de festa, feita pela relação entre instituições e a excelência absoluta da restauração italiana. A manutenção, também comum, é a primeira chave para a conservação. No panorama artístico e cultural, e, em seguida, o turismo, a cidade ocupa um lugar primário. Agora, há mais uma razão para admirá-lo. "

Os méritos da restauração veio, portanto, pelo arquiteto Maurizio Damiani, diretor do trabalho levado a cabo pela Superintendência e financiado pela Mibact, revendo as diferentes fases por que subimeteu o mosaico com base no que fez o pintor de Siena Giovanni Bruni de Sano di Pietro. A partir de 1532, quando foi concluída a construção do frontispício, até 1992, quando o mosaico foi completamente separado, restaurado e recolocado. E, seis anos depois, parcialmente restaurado após o terremoto.

"Já no projeto de 1290 - explicou ele - mostrando o desenho do actual mosaico. A natureza do material, a aplicação da pasta de vidro, apresentavam problemas de aderência natural. Motivo que todos os mosaicos na fachada foram refeitos ao menos duas ou três vezes, em alguns casos até mudar o motivo. Por esta razão, a manutenção de monumentos contribui para a sua protecção. A partir de agora é possível começar a prever um novo controle dos mosaicos, mas também da rosácea em 2017-2018 ".

Três trabalhadores da Fabbriceria vieram hoje, para garantir a limpeza e a pequena e grande manutenção de rotina. Oito - Martina Pavan, Giulia Pompa, Samanta Ezeiza, Laura Lanaro, Valentina Giovanardi, Diana Venturina, Catia Marcotulli e Urszula Strugala - restauradores de MaCoRè Snc que trabalharam com 51,20 metros de altura por quatro meses em uma área de 68,50 metros quadrados para compensar lacunas, rachaduras profundas e destacamento de mosaicos. E ainda: a ausência de argamassa intersticial, em risco de cartões de queda, de perda de chamada "pasta" e a folha de ouro, depósitos de superfície nos azulejos e vestígios de adesivos relevantes de intervenções anteriores.


"Uma obra de reintegração - explicou Martina Pavan - ocorreu in situ, depois de um estudo preliminar para o trabalho cuidadoso para descobrir a melhor técnica para intervir novamente sem desconectar o mosaico, porque é sempre uma intervenção traumática. Alfinetes de ferro foram particularmente oxidados, enquanto que na superfície da pedra havia musgos e patinas biológicos, devido à exposição aos elementos. A injecção de argamassa permitida para definir de volta a superfície dos ladrilhos, restaurando as antigas, recuperado em armazéns do Opera del Duomo ".

"Tudo isso - disse Giulia Pompa - ocorreu com uma documentação detalhada com foto-vídeo. No passado, a ideia de restauração foi impulsionada principalmente por artesãos. Agora ela tomou uma natureza científica. Você trabalha em uma equipe, com a intervenção de vários especialistas. O primeiro problema era garantir os fragmentos do mosaico com um risco de queda, graças à proteção adicional. No quadro, foi executado um tratamento biocida com a remoção de itens inadequados. Outros trabalhos de pequena conservação, não previstos, foram possíveis graças à presença do andaime com um elevador. "

Vídeos projetados durante a apresentação gerou curiosidades sobre os bastidores. A primeira: a descoberta de azulejos antigos, que foram deixadas no limite em um "seguro" excepcional. A segunda: duplo arco-íris apareceram ao longo dos últimos dias do quintal. Um desejo, talvez, para continuar. E, com as cores encontradas, certifiquem-se de brilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...