sábado, 20 de fevereiro de 2016

Santo Stefano Rotondo, o mais famoso Martirológio

Santo Stefano Rotondo, o mais famoso Martirológio
Santo Estevão (Redondo)

Erguido para o papa Simplicio (468-483) no século V sobre as fundações do Macellum Magnum (o maior salão de mercado público de Roma, construído por Nero), Santo Stefano Rotondo, dedicado ao primeiro mártir do Cristianismo (Santo Estevão), é a mais antiga igreja circular de Roma e deve, naturalmente, seu próprio nome à sua forma. Ela está localizado no Celio, perto de Villa Celimontana e o antigo arco de Dolabella o que corresponde a uma das portas; a partir da estrada que leva para o hospital San Giovanni, apenas à direita, abre um grande pátio no fundo da qual, por um pórtico com quatro colunas, você entra nesta Igreja particular e única. O edifício pertence ao Colégio Pontíficio Germânico-Húngaro e é a igreja nacional dos húngaros. Originalmente era muito maior: três anéis concêntricos foram cruzaram por quatro corredores que formam uma cruz grega. Hoje continuam a ser os dois anéis internos e apenas um braço da cruz.

Ao longo dos séculos foram feitas numerosas reformas e transformações: no século XII, o Papa Inocêncio II (1130-1143) fez adicionar o pórtico de cinco arcos de colunas antigas e o arco interno triplo. Mil anos após a sua construção, no reinado do Papa Nicolau V (1447-1455), foi necessário uma maior consolidação estrutural que infelizmente passou por cima disso, modificando e redistribuindo o edifício, eliminou o ambulatório externo decadente, e removeu três dos quatro ramos da planta. O único que restou dos braços em cruz grega originais, ou pelo menos parte dela, consiste no vestíbulo, que é acessado a partir da entrada da igreja. Também foram fechados, as intercolunas, a primeira rodada das colunas e nestas paredes foi construída o famoso Martirológio, representação fiel do espírito da Contra-reforma: 34 painéis pintados no final do século XVI por Pomarancio, por Antonio Tempesta e ajudantes, descrevendo a tortura e atrocidades a que alguns mártires cristãos foram submetidos, com legendas em latim e italiano.

"Ninguém sonharia em uma cena de terror": desta forma, Charles Dickens no décimo capítulo de seu "Pinturas para Itália" descrevia essas pinturas. Até o Papa Pio V, examinando cuidadosamente os afrescos em 1589, como uma garantia para as crónicas, "com a emoção derramado lágrimas quentes, enxugando os olhos constantemente."

Para esta representação bruta é compensada pela mosaico da abside da capela de Ss. Primo e Feliciano fez no século VII no estilo bizantino, que retrata Cristo crucificado em um medalhão acima de uma cruz. O mosaico foi encomendado pelo Papa Teodoro I (642-649) em 647 para comemorar a transferência das relíquias dos dois santos na igreja.

Na igreja, à direita perto da entrada, há também a chamado Sede de Gregorio Magno, uma catedra de mármore em que o grande papa fez algumas de suas homilias.

Assim que melhor maneira de terminar a nossa visita se não com as palavras de São Gregório Magno (590-604)

(De seu primeiro discurso no Natal)

"A Palavra de Deus, o próprio Deus, o Filho de Deus, que "estava no princípio com Deus, por quem todas as coisas foram feitas e sem a qual mesmo uma das coisas criadas que foi feita" a fim de libertar o homem da morte eterna fez-se homem. Ele humilhou-se a assumir a nossa humilde, sem diminuir a sua majestade. E permaneceu o que era e levou o que não era, juntando-se a verdadeira natureza de um servo para que a natureza para a qual é igual ao Pai. Ele uniu as duas naturezas de modo a que a glorificação não absorver a natureza inferior, nem aceitação ofuscado a natureza superior. Portanto, as propriedades de um e do outro a natureza permanece intacta, embora convergem para uma única pessoa. Desta forma, a humildade é recebido por majestade, a fraqueza pelo poder, a mortalidade pela eternidade."

 Texto de Mauro Monti












Fonte: Tv2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...