quinta-feira, 28 de abril de 2016

"Uma Mulher vestido de Sol: mantos de Nossa Senhora"



Mostra "Um Mulher vestida de Sol: mantos de Nossa Senhora" – de 1 de maio a 30 de junho de 2016

A mostra "Uma Mulher vestida de Sol: mantos de Nossa Senhora" apresentará parte do conjunto de vestes da imagem de Nossa Senhora, vestes litúrgicas marianas, além de peças gráficas pertencentes do Acervo Histórico-Artístico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo (VOTSFPCSP).

O destaque para o conjunto de mantos, originários de doações feitas por devotos (ex-votos) ou produzidos pela própria irmandade, com peças bordadas a fio de ouro, seda, entre outros materiais populares.

A mostra é o resultado dos estudos desenvolvidos pela Profª Me. Rosângela Aparecida da Conceição, parte das pesquisas "Paramentos litúrgicos em acervos eclesiásticos: estudo sobre a circulação de tecidos no Estado de São Paulo entre 1750-1830” e “A Escola de Arte de Beuron e o Mosteiro de São Bento de São Paulo: estudo dos motivos decorativos, suas possíveis contribuições e implicações nas artes decorativas na cidade de São Paulo no início do século XX”, realizadas no acervo e na documentação da VOTSFPCSP.

Esta mostra homenageia Wilson de Jesus Silva, idealizador da mostra ‘Iconografias de Maria’, cancelada pelo próprio curador em decorrência de problemas de saúde. Agradecimentos aos irmãos da VOTSFPCSP, em especial a Ministra Irmã Maria Nascimento Silva e aos membros do Conselho 2015 a 2018 e a Profª Tabatha Nascimento, Administradora da VOTSFPCSP pelas contribuições.

Local: Espaço expositivo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência da Cidade de São Paulo
Visitação: 1 de maio a 30 de junho de 2016

Local: Largo de São Francisco, 173 – Sé - 01005-010 São Paulo – SP - Brasil
Mapa: https://goo.gl/maps/uMLzigMmfiS2

Visita monitorada ao acervo e dependências da Igreja: quintas-feiras às 14h
Agendamento e contato: votchagas@gmail.com


Fonte: Vestes e ornatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...