sábado, 14 de maio de 2016

Museu de Artes Sacras São Francisco de Assis pode ser implantado no prédio do Bispado

O Museu Museu deve ser voltado ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à religião Católica
No final do ano de 2015, a Diocese de Assis (São Paulo) planejava instalar seu Museu de Artes Sacras, voltado ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à religião Católica.

O projeto era um desejo do Bispo Diocesano Dom José Benedito Simão, falecido ano passado, e estava em discussão nos diversos conselhos da Diocese. Mobiliários, altares, retábulos, vestimentas, fotos, pinturas, escritos e registros, entre outras peças que relatam a história da vida paroquiana e diocesana de Assis fazem parte do acervo.

Segundo o historiador Luiz Barros, então responsável pela elaboração do projeto, o desejo de D. Simão era que o empreendimento fosse montado no prédio do Palácio Episcopal, conhecido como Bispado de Assis, localizado na Rua Smith de Vasconcelos, bem no centro da cidade.

Conforme Barros, a ideia é realizar parcerias diversas visando garantir a manutenção do Museu e outras obrigações relacionadas à funcionalidade da instituição, que pode se tornar o espaço mais importante de guarnição dos acervos da arte sacra regional.

Luiz informa que já existem interessados em colaborar com o Museu e acredita que o mesmo terá o apoio da municipalidade e de diversos seguimentos da sociedade.

Outrora, o Museu de Artes Sacras funcionou na área superior da Igreja Matriz Catedral, mas devido ao difícil acesso foi desativado sendo as peças existentes levadas para as dependências do prédio do Seminário de Assis, onde estão sob a responsabilidade do Padre Mauro Antônio Pantoja Bentes, pároco da igreja da Vila Adileta, Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças.
.
Padre Mauro comenta que o museu idealizado por Dom Simão está sendo reestruturando e a pretensão de instalar o mesmo no Bispado já faz parte do imaginário da comunidade de Assis e região e de todo o clero.

O religioso menciona a ideia de transformá-lo em um Memorial Sacro Popular, que reuniria um acervo municipal e da Diocese, contando a história da religiosidade local e regional, inclusive com peças relacionadas ao tropeirismo entre outros, sendo um lindo exemplo de conservação, divulgação ao público e preservação do patrimônio histórico.

Palácio Episcopal

"O prédio do Palácio Episcopal tem um valor histórico inestimável, pois sua construção foi a segunda de um processo de implantação das condições materiais para a instalação da sede do Bispado na cidade, o qual deu início à criação da Diocese de Assis. A primeira foi a construção da Catedral", explica Luiz Barros.

O historiador destaca a construção do prédio em uma linha no estilo colonial, informando que inicialmente o prédio do Bispado só continha a primeira ala, dotada de infra estrutura moderna e mobiliários, com aposento do bispo e outros para hospedes.

Barros comenta que já no final dos anos 70, através do 3º Bispo, Dom Antônio de Sousa, o prédio passou por ampla e necessária reforma, onde foi dada uma nova roupagem ao antigo prédio, conservando sua estrutura original e sendo construída uma nova ala, ficando o edifício em forma de "U".

"Nessa nova ala foram feitos 4 apartamentos na parte de cima; cozinha; refeitório e despensa na parte térrea", informa Luiz, salientando que "na obra de ampliação respeitou-se muito o estilo do velho casarão, de tal forma que a nova ala se enquadrou no prédio sem que se perceba a diferença de 50 anos entre as duas construções".

Atualmente o prédio tem em sua manutenção funcionários e fiéis e era utilizado somente como residência do então Bispo D. Simão.

Os envolvidos no projeto do Museu de Artes Sacras São Francisco de Assis esperam agora que o mesmo possa se realizar o mais breve possível, aguardando ainda a nomeação e posse de um novo Bispo Diocesano, já que a Diocese se encontra vacante.

Ao tomar conhecimento desse projeto, o administrador Diocesano responsável, Padre Heliton Luis Ferreira, que dirige os trabalhos da Diocese interinamente até que o papa nomeie um novo bispo, comentou que as atividades ordinárias da Diocese estão caminhando, mas que projetos novos estão parados devido à ausência de um novo bispo.

"O prosseguimento do projeto do Museu de Artes Sacras a ser instalado no prédio do Bispado precisa da anuência do novo bispo, assim como outras inovações na Diocese de Assis", informa Padre Heliton.



Luiz Barros em frente ao prédio do Bispado de Assis

Prédio do Bispado de Assis

Construção do prédio Bispado de Assis


Especial Luiz Barros/Foto: Luiz Barros
Fonte: AssisCity

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...