sexta-feira, 6 de maio de 2016

Quadro sofre vandalismo na Catedral de Sorocaba

texto de José Antônio Rosa  

Padre Tadeu mostra o rasgo provocado na tela, que havia acabado de voltar de restauro - FÁBIO ROGÉRIO


A multiplicação dos pães, tela do artista plástico Bruno di Giusti, que ornamenta a Capela do Santíssimo da Igreja Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, foi alvo de ato de vandalismo e parcialmente cortada. A ação, conforme o pároco da igreja, Tadeu Rocha de Moraes, ocorreu entre 17h30 e 21h do sábado, dia 9/04. Dois casamentos foram celebrados no local nesse período.

Ele registrou a ocorrência no 5º Distrito Policial, mas não tem nenhuma suspeita sobre o responsável, ou responsáveis, pelo rasgo provavelmente produzido por uma faca, ou outro objeto cortante. O quadro, conforme o padre, voltara de restauro há 15 dias, serviço executado pelo especialista Fernando Almeida, de São Paulo.

"Posso adiantar que ficou caro e ficará caro recuperá-lo novamente", afirmou o padre Tadeu ao Cruzeiro do Sul. A Catedral não possui sistema de monitoramento, ou de segurança, apesar de manter em seu interior um rico acervo de arte sacra. "Bancos possuem sistema de segurança e, mesmo assim, são assaltados", afirmou o padre.

A obra danificada data de 1954 e compõe o conjunto artístico-sacro legado por di Giusti à igreja e, por extensão, ao município. A importância do artista e de sua produção não pode, segundo especialistas, ser calculada. Di Giusti, avaliam especialistas, representa para a Catedral sorocabana o que Michelangelo representou para a Capela Sistina, em Roma. Contam os pesquisadores Giselle Neves Moreira de Aguiar e José Benedito de Almeida Gomes, que ele veio para Sorocaba depois do fim da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...