terça-feira, 24 de maio de 2016

Restauradores iniciam reconstituição de tela de Di Giusti danificada na Catedral de Sorocaba - SP

Capela do Santíssimo Sacramento não tem data prevista para ser reaberta. 
Dependerá de medidas de segurança também


(Fernando Rezende)

Os restauradores Hernando Freire e Rejane Ferretto, do Ateliê Arte e Restauração, de São Paulo, especializado em arte sacra, já estão vindo à cidade para reconstituir a tela histórica “Multiplicação dos pães”, datada do início dos anos 50 e de autoria do artista plástico ítalo-brasileiro Bruno di Giusti, que decora a Capela do Santíssimo Sacramento da igreja da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte. 

Ela foi danificada apenas alguns dias depois de, no início de abril, ter sido recolocada na Capela, após permanecer por mais de seis meses na sede do Ateliê Arte e Restauração, na Capital, passando por um meticuloso e detalhado trabalho artístico de restauro, incluindo seu clareamento linear (estava a tela bastante escurecida pela ação do tempo, fuligem e principalmente fumaça de velas e incensação, verificada ao longo de mais de seis década), juntamente com outra tela um pouco menor também de autoria de Di Giusti – “A Ceia dos Discípulos de Emaús” – que igualmente decora o local. Numa noite de sábado, enquanto se realizava cerimônia de casamento na igreja da Catedral, alguém - provavelmente um dos muitos moradores de rua e/ou usuários de drogas que perambulam dia e noite pela região da praça Coronel Fernando Prestes – adentrou à Capela do Santíssimo e danificou o canto inferior esquerdo do quadro com estilete ou outro material cortante.

Os restauradores já conseguiram costurar artesanalmente a tela, num trabalho dos mais complexos de restauro e, na tarde desta quinta-feira (19), davam início ao trabalho de reconstituição pictória. Deve demorar alguns dias, porém o pároco da Catedral Metropolitana, padre Tadeu Rocha Moraes, não se arrisca a prever uma data para a reabertura ao público da Capela do Santíssimo Sacramento. Mesmo porque isso também dependerá, além da reconstituição da obra danificada, do estabelecimento de normas de segurança mais eficazes para que ocorrências desagradáveis como essa não voltem a ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...