quinta-feira, 14 de julho de 2016

Réplica da Capela Sistina recebe mais de 230 mil visitas no México

México é um país de grandes surpresas em matéria de Fé. Pelo menos assim ficou demonstrado com a reprodução da Capela Sixtina que se apresenta na capital desde junho passado. Um grupo interdisciplinar se colocou na tarefa de reproduzir com fotografias uma das maiores obras de arte do Vaticano. O principal objetivo desta iniciativa foi aproximar esta grande obra -testemunha de inumeráveis conclaves- às pessoas que não tem a possibilidade de viajar a Europa.

Em uma entrevista difundida por 'Desde la Fe' e publicada por SIAME -meios de comunicação da Arquidiocese do México-, Javier Díaz, um dos coordenadores do projeto, se referiu ao grande alcance desta iniciativa, que logo estará em outros estados mexicanos: "A 18 dias de sua abertura, oferecemos a viagem a 233,912 pessoas; a assistência, de segunda a sexta-feira, é por volta de 20 mil pessoas, enquanto que aos sábados a cifra chegou a 26 mil pessoas. No primeiro final de semana a exibição superou a 50 mil visitas".

A reprodução em tamanho real da inestimável capela -que reúne de maneira única arte e Fé-, está situada na Praça da República da Cidade do México a poucos metros do Monumento da Revolução. Contou com o trabalho integrado de arquitetos, fotógrafos, engenheiros, escultores e cenógrafos, todos mexicanos, sob a batuta de Antonio Berumen, Diretor Geral da Capela Sistina no México.

"É uma das maiores obras do mundo, pelo seu tamanho e pelo simbolismo que esta representa; por ser um lugar que entrelaçam arte e Fé para conceber uma das maiores expressões artísticas do espírito humano. Os afrescos que decoram sua cúpula são de um dos maiores artistas de todos os tempos: Michelangelo, e são um legado às gerações, para deixar-nos em uma sinfonia pictórica: o Gêneses, o princípio da humanidade, e o Juízo Final. Também participaram outros grandes da pintura como: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Signorelli e Roselli, daí a grande demanda e o interesse do público", sublinhou Díaz.

As imagens reproduzidas são propriedade do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, representado no México pela Nunciatura Apostólica. Todo o projeto, tal como contou Díaz, teve um custo aproximado de 2 milhões e 400 dólares.

A boa notícia é que permanecerá na Cidade do México até o dia 24 de julho, e depois se levará a outras cidades do país. "Isto é para todos os mexicanos sem importar seu status socioeconômico", acrescentou o coordenador, após comentar que espera que seja vista por mais de 50 milhões de pessoas.

A Capela Sistina deve seu nome ao Papa Sixto IV, que mandou reestruturar a antiga Capela Magna. São João Paulo II em abril de 1994, quando foram concluídos os trabalhos de restauração do Juízo Universal, ressaltou o caráter sagrado deste lugar: "Os afrescos que aqui contemplamos nos introduzem no mundo dos conteúdos da Revelação. As verdades de nossa Fé nos falam a partir de cada lugar. Delas, o gênio humano tirou a inspiração empenhando-se em revesti-las de formas de uma beleza inigualável". (GPE/EPC)


Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...