quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Curso de Extensão: Arte e Cultura Medieval







O Museu de Arte Sacra promove um Curso de Extensão sobre o tema "Arte e Cultura Medieval", com os professores Dr. José Luís Landeira e Dr. Marcos Horácio Gomes Dias.

OBJETIVOS GERAIS
Apresentar um panorama da arte e da cultura na Idade Média da Europa Ocidental, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a arte daquele período como feudal, cristã e teocêntrica.

Abordar temas relacionados à invasão árabe e à consequente formação dos reinos cristãos da Península Ibérica e do processo de reconquista do território peninsular.

Compreender o papel da arte como meio de transmissão de cultura e apresentar como artistas, escritores e artesãos se apropriam dos valores de uma época ao compor suas obras.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar a cultura, os textos literários e artísticos e a simbologia como material reflexivo e constitutivo de identidades psicossociais;

Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte e de literatura;

Apresentar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Estética, Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;

Selecionar e analisar temas específicos para trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.


PROGRAMA

22 de agosto - AULA 1:


A transição da Antiguidade para a Idade Média: Cristianismo e Paganismo. (Prof. Dr. Marcos Horácio)

O nascimento do cristianismo. A expansão do cristianismo no Império Romano. A queda e o declínio do Império Romano. As invasões Bárbaras. A formação dos reinos romano-germânicos. Conceitos de Idade Média.

29 de agosto - AULA 2:


O conceito de Idade Média e de Arte e Cultura Medieval - (Prof. Dr. José Luis Landeira)

Conceito e função da Arte da perspectiva medieval. O caráter espiritual da Idade Média. Concepção metafísica de mundo. O teocentrismo medieval. A arte como propaganda política. A importância do jogo e da celebração no pensamento medieval. O culto ibérico a Maria. A estilização. A renúncia ao particular e à profundidade. Três realidades culturais: a elite, a plebe e a cultura intermédia. A música e a lírica medieval: As cantigas de Santa Maria. Os cancioneiros da Ajuda, da Vaticana e da Biblioteca Nacional.

05 de setembro - AULA 3:

O Império Carolíngio e a formação da cristandade latina. (Prof. Dr. Marcos Horácio)

A dinastia franca Carolíngia. Carlos Magno e a definição da Europa Ocidental e da Idade Média na Europa. Reformas, a ortodoxia religiosa e cultural, a proteção das artes e das letras. “Renascença carolíngia”: renascimento das artes, religião e da cultura por meio da Igreja Católica.

12 de setembro - AULA 4:

O Sagrado Medieval – (Prof. Dr. José Luis Landeira)

Conceitos de Sagrado Imanente e Transcendente. O mundo medieval: as relações entre o sagrado e o profano. A visão religiosa contratual do pensamento medievo. O lugar dos mosteiros na difusão da arte e da cultura medievais. A música e a lírica medieval: As cantigas de Santa Maria e a presença do Mistério e do Transcendente nas cantigas profanas.

19 de setembro - AULA 5:


O Ocidente Medieval: a arquitetura como espaço simbólico - Arte paleocristã, estilos bizantino e românico (Prof. Dr. Marcos Horácio)

A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa; microcosmo e macrocosmo; arte paleo-cristã e estilos bizantino e românico . Mundo ocidental versus mundo oriental. A arte românica e suas influências no medievo. O embate na arte entre o paganismo e o cristianismo romanizado.

26 de setembro - AULA 6:

O mundo árabe da Península Ibérica e a religiosidade islâmica. (Prof. Dr. José Luis Landeira)

A formação latina da Península Ibérica e os substratos pré-romanos. A chegada dos Suevos e dos Visigodos. A invasão árabe. Os moçárabes. A formação dos reinos cristãos peninsulares. A reconquista pelos reinos católicos. A invasão árabe e a reconquista nas artes e literatura peninsulares medievais (parte I).

03 de outubro - AULA 7:


O Ocidente Medieval: a arquitetura como espaço simbólico - Arte gótica (Prof. Dr. Marcos Horácio)

A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa; microcosmo e macrocosmo. Teocentrismo medieval versus antropocentrismo clássico. A emergência da concepção gótica nas artes arquitetônicas, imagéticas e literárias. As grandes catedrais.

10 de outubro - AULA 8:

A Arte Medieval peninsular: entre o cristão e o muçulmano (Prof. Dr. José Luis Landeira)

As invasões árabes e a arte islâmica na Península Ibérica Medieval. O pré-românico ibérico. A arte moçárabe. A arte mudéjar. A invasão árabe e a reconquista nas artes e literatura peninsulares medievais (parte II). A cultura medieval e a interpretação do Romantismo do século XIX.

17 de outubro - AULA 9:

Iconografia Cristã Medieval (Prof. Dr. Marcos Horácio)

Definições dos conceitos de iconografia e iconologia e outros termos relacionados às técnicas de análise da iconografia cristã. Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos da Idade Média. Personagens do Antigo e do Novo Testamento. A vida dos santos e as hagiografias. A cor e seus valores simbólicos; a simbologia animal e vegetal.

24 de outubro - AULA 10:

Santiago de Compostela: o mito, a história e a cultura (Prof. Dr. José Luis Landeira)

O valor místico da peregrinação .As lendas de Santiago Maior Apóstolo. A Galiza no contexto medieval. A arte medieval galaico-portuguesa. Os caminhos de Santiago. O valor político cultura de Santiago de Compostela. O cancioneiro Calixtino. Santiago de Compostela na lírica ibérica medieval.

31 de outubro - AULA 11:

A sociedade feudal (Prof. Dr. Marcos Horácio)

A sociedade feudal. A Igreja e a Inquisição. O movimento das cruzadas. O crescimento urbano - comercial. As universidades. A crise do século XIV e as monarquias feudais. A Peste Negra, as guerras e as fomes.

07 de novembro - AULA 12:


O sagrado, o feminino e o masculino medievais na Península Ibérica (Prof. Dr. José Luis Landeira)

A representação do feminino e do masculino na literatura e nas artes medievais ibéricas. Os ideais neoplatônicos no pensamento cultural medieval. A dona das donas e a fror das frores: a devoção mariana e o ideal feminino. O amor servil provençal na península ibéria. O amor como expressão do desejo e do sagrado.

A QUEM SE DESTINA

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSORES

Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP). Tem experiência nas áreas de Linguagem, Processos de Interpretação e Educação. Atua principalmente nas seguintes áreas: Arte e Cultura Medievais, Literatura Sacra, Interssemioticidade artística: relações entre artes plásticas, arquitetura e literatura, Linguagens Artísticas e Transcendência, Estratégias de Leitura e Processos de Construção do Sentido dos textos artísticos e literários, Estilística e Expressividade.

Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias é doutorado em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: 22 de agosto a 07 de novembro (segundas-feiras)
12 dias de aulas (03 meses)
Horário: 14h30 às 17h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 36 horas
Valor: R$550 à vista ou R$600 (03vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento no local: Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...