quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Restauro da matriz leva a educação patrimonial e geração de renda em Itatiaia/MG

 
 
Projeto de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio movimenta economia de Itatiaia/MG, com artesanato inspirado na igreja
 
 
Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, de Itatiaia (Ouro Branco/MG), além de se empenhar na preservação da Matriz de Santo Antônio com a promoção de seu restauro, também investe na educação patrimonial e na geração de renda da comunidade. No dia 17 de agosto, Dia do Patrimônio Histórico, o restaurador responsável pela obra da igreja, Gilson Ribeiro, apresenta à comunidade a palestra  Conhecendo e Preservando nosso Patrimônio, às 17h, no interior da Matriz. O evento é aberto para comunidade e a quem se interessar pelo restauro. A expectativa é que, além da palestra, o grupo presente escolha o tema da próxima oficina de educação patrimonial, que será realizada com a comunidade.
 
Gilson Ribeiro já comandou quatro oficinas de educação patrimonial com a comunidade, apresentando a técnica do douramento, que pode ser usada em garrafas de vidro vazias. Assim, o que poderia ser descartado como lixo passa a ser matéria-prima para peças artesanais que geram renda para a comunidade. Após o douramento das garrafas, a comunidade trabalhou as peças com pinturas, tais como as descobertas sobre camadas de repintura nos retábulos da Matriz. São flores, folhas, parreiras, uvas e aves. “Criamos, assim, um artesanato que é sustentável, que se preocupa com o meio ambiente”, explica Gilson. Algumas das peças produzidas já foram comercializadas, e a comunidade se preparar para ser especializadas nesse tipo de artesanato. Assim, garantem renda extra para suas famílias, tudo agregado ao restauro da Matriz de Santo Antônio.
 
As crianças da comunidade aprenderam a fazer o douramento em peças de cerâmica. Com elas, o restaurador também trabalhou com a importância do cuidado com a Matriz e com seus elementos artísticos, já que o patrimônio é sempre um legado para as próximas gerações.

A propagação do amor e do cuidado com o patrimônio entre os moradores de Itatiaia acontece, também, em outras ações promovidas pelos Bem-Te-Vis. O grupo de artesanato local tem trabalhado, com o apoio de Gilson Ribeiro, em peças bordadas com motivos da Matriz e dos desenhos descobertos sob as camadas de repintura. São panos de prato e estandartes, comercializados nas Feiras de Artesanato e Gastronomia, que acontecem a cada dois meses em Itatiaia/MG. As peças são vendidas muito rapidamente, e já há encomendas para as artesãs, o que movimenta a geração de renda local.
 
A comunidade tem estado presente às ações de educação patrimonial e tem solicitado mais ações desse tipo. “É com muita alegria que vemos a participação constante dos moradores de Itatiaia, pois o trabalho conjunto que possibilitou o restauro é comunitário e, afinal, somos nós os responsáveis pela manutenção do nosso patrimônio, com suas características originais”, afirma a presidente dos Bem-Te-Vis, Máxima Bernadete.

  
Matriz de Santo Antônio – Itatiaia
 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)
 
Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.
 
Serviço
Palestra Conhecendo e Preservando nosso Patrimônio, com o restaurador Gilson Ribeiro
Dia 17/08 (quarta-feira)
Às 17h
Na Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG)

Texto de Aline Monteiro: 
Fonte: Converso Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...