segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Arte Tumular: Iconografia e Simbolismo


Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre "Arte Tumular: Iconografia e Simbolismo", com a Profª Dra. Vanessa Beatriz Bortulucce, vespertino e noturno às sextas-feiras.

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar as diversas manifestações de arte tumular em seus aspectos arquitetônicos e escultóricos, com ênfase na cronologia ocidental. Para tanto, possui como metodologia a análise e a reflexão das produções imagéticas, em seus aspectos formais e iconográficos, permitindo, desta forma, a reconstrução de um percurso particular especialmente importante para a História da Arte ocidental.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Apresentar o conceito de arte tumular, e compreendê-lo como uma produção inserida em um contexto histórico;  
  • Analisar a arte tumular em suas diversas iconografias e simbolismos, observando suas particularidades arquitetônicas e escultóricas;  
  • Refletir sobre o objetivo artístico de forma interdisciplinar, utilizando a Sociologia, a Antropologia, a Filosofia e demais áreas;
  • Compreender a arte tumular como um componente cultural. 

JUSTIFICATIVA
Estudar a Arte tumular significa estudar a história das relações entre a produção da imagem e o seu significado através do tempo, no contexto da fé. Assim, tais obras remetem ao universo específico religioso, ao mesmo tempo em que ressoam visões de mundo de forma mais ampla, bem como permitem visualizar a evolução das técnicas e da cultura material. Assim, o curso possui sua justificativa na possibilidade de levantar reflexões estéticas, sociais e históricas que permitem o contato dos participantes com a arte do passado e a sua vivência contemporânea.    

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é   docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos. 

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO
16 de setembro: 1ª AULA: Apresentação do curso; morte, memória e além-vida: uma discussão antropológica 
23 de setembro: 2ª AULA: Categorias da arquitetura tumular: sarcófagos, tumbas, mausoléus, memoriais e capelas 
30 de setembro: 3ª AULA:  Estilos da arquitetura tumular: da Antiguidade ao Contemporâneo 
07 de outubro: 4ª AULA:  Simbologia tumular: flora
14 de outubro: 5ª AULA: Simbologia tumular: fauna
21 de outubro: 6ª AULA: Simbologia tumular: o homem e seus objetos
28 de outubro: 7ª AULA:  Símbolos da mortalidade
11 de novembro: 8ª AULA: Arte tumular e devoção religiosa
18 de novembro: 9ª AULA: Visita ao Cemitério da Consolação (São Paulo)

Período: 16 de setembro a 18 de novembro (sextas-feiras)
Horário: 14h30 às 17h30 (vespertino)
               19h30 às 22h (noturno)
Carga horária: 27 horas
Valor: R$ 400 à vista ou R$ 450 (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 11.5627.5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Metro Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado. 
Antes de realizar sua inscrição, clique aqui  confira as condições para matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...