sábado, 10 de setembro de 2016

Falta de conservação deixa Igreja Matriz de Paraty (RJ) em estado precário

Por Defender


Construção do século XIX é um dos principais cartões postais da cidade. ‘Isso nos preocupa, nos deixa sempre de mãos atadas’, lamenta padre.


Reprodução/Internet.

Os turistas que visitam Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, durante a Festa de Nossa Senhora dos Remédios estão encontrando a Igreja Matriz em estado precário — ela foi construída no século XIX e é um dos principais cartões postais da cidade histórica.

Boa parte da fachada já não tem mais pintura. O material usado no emboço está virando pó e, sem essa proteção, a umidade entra na estrutura e provoca ainda mais estragos.

“Todas as vezes que eu venho a Paraty eu percebo que tem se deteriorado um pouquinho essa fachada da igreja”, disse o empresário Leandro Santos Rezende, que veio pela quarta vez a Paraty e uma visita à matriz sempre faz parte de seu roteiro.

Por dentro, a situação é ainda pior, principalmente na entrada: o emboço despenca da estrutura e os funcionaram precisam recolher o material que se solta das paredes. “Já tá na hora de fazer uma restauração em um lugar tão bonito desse. A igreja tem um valor histórico para a população”, lamentou o mecânico Edinézio Alves da Silva.


Reprodução/Internet.

O RJTV mostrou a situação no fim de maio. Na época, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) disse que iria que retomar o diálogo com os responsáveis pela igreja para fazer a reforma. Também informou que alguns técnicos especializados na área já estavam fazendo um estudo da igreja para que a reforma fosse aprovada. O padre responsável pela matriz afirma que teve uma reunião, mas não passou disso.

“A única resposta do Iphan foi ter vindo até aqui, ter feito uma verificação do que está acontecendo. Mas, até o momento, eles não dirigiram nenhuma resposta oficial a nós do que possa ser feito, do que vem a ser feito, se vão notificar a empresa que fez esse primeiro restauro” contou Luiz Carlos Zotesso.

A restauração foi feita em 2008 e os primeiros problemas apareceram há cerca de dois anos. “Isso nos preocupa, nos deixa sempre de mãos atadas, porque nós não sabemos qual é o próximo caminho que vamos percorrer, nem o que eles podem fazer por nós agora, neste exato momento”, acrescentou o padre.

Procurado pela produção do RJTV, o Iphan disse que está analisando os problemas da Igreja Matriz de Paraty e elaborando laudos para a reforma, que devem ficar prontos até o fim de outubro. Só depois deste documento a reforma poderá começar.

Fonte original da notícia: G1 Sul do Rio e Costa Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...