sábado, 10 de setembro de 2016

Frei Ricardo do Pilar

Frei Ricardo do Pilar, o Pintor Seiscentista do Rio de Janeiro

O ano de nascimento de Frei Ricardo do pilar, natural de Colônia no baixo Reno, Alemanha há de fixar-se para o decênio de 1630 a 1640. Sua vinda ao Brasil, atribuimo-la ao douto abade-arquiteto Frei Manuel do Rosário de Buarcos, que dirigiu o cenóbio beneditino do Rio de Janeiro, de 12 de abril de 1660 até seu prematuro falecimento em 16 de março de 1663. O valiosoDietário informa-nos que, já no triênio seguinte, isto é de 1663 a 166, o artista-pintor Ricardo de Colônia trabalhava no mosteiro de São Bento, onde permaneceu, sem interrupção, até sua morte aos 12 de fevereiro de 1700.



Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro


Em nossos mosteiros e conventos seiscentistas viveram verdadeiros santos, constitui para o Brasil-religioso uma legítima glória. Um deles, sem contestação, foi Frei Ricardo do Pilar. O seu biógrafo descreve lapidarmente sua infinita caridade para com o próximo – o sinal mais autêntico de santidade no juízo do apóstolo São Paulo (Icor 13,1-7).
Aos pobres e aos presos o santo pintor dava tudo. Tendo humildemente pedido licença ao prelado, distribuía as suas provisões aos miseráveis, oferecendo-lhes até sua roupa branca, contentando-se com um velho e pobre hábito para lhe cobrir o corpo. Isto não significa que vivesse descuidado e sujo.






assinatura de Frei Ricardo do Pilar




Frei Ricardo do Pilar natural de Colônia, irmão leigo do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, é um dis nossos primeiros pintores coloniais, já possui uma certa bibliografia. Desde Manuel de Araújo Porto Alegre (1841) até Francisco Marques dos Santos (em 1938), o piedoso artista alemão encontrou muitos admiradores e alguns críticos. Infelizmente, porém, não houve até hoje quem se lembrasse de investigar suas obras, sendo que apenas se ocuparam em preconizar a tela de Nosso Senhor dos Martírios, no altar da bela sacristia do mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.

Quanto ao nome: Frei Ricardo do Pilar convém lembrar que outrora os religiosos ao vestirem o santo hábito, adotavam qualquer invocação dos mistérios da fé, como por exemplo, da Santíssima Trindade, da Encarnação, da Ressurreição ou de um título de Nossa Senhora: da Conceição, da Natividade, do Socorro, de Loreto, ou do nome de um santo: São Bento, São Plácido, Santo Anselmo, São Bernardo, etc. As palavras correspondentes a tal invocação ou tal mistério eram acrescentadas ao nome de batismo, abandonando o religioso, geralmente, o nome da família, como é o caso de nosso Frei Ricardo de Nossa Senhora do Pilar.



Carta de Profissão de Frei Ricardo do Pilar




Legado Artístico Cultural de Frei Ricardo do Pilar



Painéis da capela-mor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
Painéis da capela-mor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro retratando as aparições de Nossa Senhora a alguns santos beneditinos e bíblicos.



Aparição de Nossa Senhora a Santo Anselmo








Bom Jesus do Martírios
Sacristia do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro





Bom Jesus do Martírios
Museu do Mosteiro de São Bento da Bahia

Um comentário:

  1. Muchas, muchas gracias y bendiciones por Bom Jesus dos Martirios! Son años que estoy buscando un imagen grande! Es hermosisimo. Otra vez, Gracias.

    +Gary Carson Ferrone
    Aguascalientes, Mexico

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...