quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Museu guardião da memória de Aparecida completa 60 anos

Por Elisangela Cavalheiro


Museu Nossa Senhora Aparecida | Seis décadas mantendo viva a história da devoção à Padroeira do Brasil.

O Santuário Nacional de Aparecida rendeu graças nesta segunda-feira (05) pelos 60 anos de existência do Museu Nossa Senhora Aparecida. Passagem garantida de milhares de romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida, o Museu é considerado o guardião da memória devocional e histórica de Aparecida.


<
>

<>


13/13

Missa nos 60 anos do Museu Nossa Senhora Aparecida (Crédito Thiago Leon)





A missa das 9h, no Altar Central, presidida pelo Missionário Redentorista padre José Uilson Júnior, ecônomo adjunto do Santuário Nacional, contou com a presença de todos os colaboradores do Museu.

Na homilia, o religioso lembrou a colaboração da professora Conceição Borges Ribeiro e de como o seu gesto originou a criação de um museu responsável pela memória histórica da devoção à Padroeira do Brasil.

“Dona Conceição começou a formar e a juntar peças para a sua coleção. Ela acreditou que valia a pena divulgar a história de nossa cidade, a história de nosso povo, de que valia a pena divulgar a devoção a Nossa Senhora Aparecida”, destacou padre Uilson Júnior.

A fundação do Museu está diretamente ligada ao empenho de Dona Conceição que reuniu e doou ao Santuário Nacional a primeira coleção exposta ao público no dia 08 de setembro de 1956, data que marca a criação do Museu.


Foto de: A12.com


“Pra nós é uma grande honra estar
presente nos 60 anos de história
[do Museu]", afirmou
Rafaela Vicente, monitora cultural.

Rafaela Vicente, monitora cultural do Museu acredita que o espaço tem sua importância ao guardar não somente a história de uma cidade, mas a devoção que se espalhou por todo um país.

“Celebrar os 60 anos do Museu é muito emocionante porque é uma história que não é só de Aparecida é uma história do Vale do Paraíba e mesmo do Brasil”, refletiu. “Pra nós é uma grande honra estar presente nos 60 anos de história, que começou com Dona Conceição e sua curiosidade", completou a colaboradora.

Entre as peças expostas no Museu as que mais emocionam os devotos, de acordo com a monitora, são as correntes do milagre do escravo Zacarias e pedra retirada da Matriz Basílica, que reconta a história do cavaleiro que desafiou Nossa Senhora.

Serviço - O Museu de Nossa Senhora Aparecida funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, aos sábados das 7h às 18h e domingos das 7h às 15h30. Os ingressos custam R$ 6,00 e o visitante tem acesso às exposições e ao mirante da torre da Basílica.

Fonte: A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...