quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Antigo Altar da Igreja Matriz de São José dos Campos - SP, do início do século XX.

Altar antiga da Igreja
Novo Altar da Igreja - foto de Virgínia Costa

Foto da Igreja matriz - Foto Vale Mais Lazer

Antigo altar da igreja matriz de São José dos Campos - SP deste antigo retábulo restou apenas a imagem do padroeiro (São José) feita em gesso e estuque que foi restaurado e recolocado no presbitério da igreja matriz no ano de 2006.


Também é original deste retábulo a imagem do sagrado coração de jesus que esta disposta na entrada do templo, esta readequação ocorreu na década de 70 logo após o concilio Vaticano II, toda pintura decorativa do interior da matriz é também da década de 1971 a 1972 de autoria de Alvaro Pereira artista plástico português que decorou diversas igrejas com pinturas parietais na região do Vale do Paraíba, nota se que o arco cruzeiro foi rebaixado para dar lugar a um cômodo na parte de cima provavelmente extensão da casa paroquial pois nesta época o cônego João ainda morava em uma casa em anexo a igreja, onde esta a tela do presépio, existe uma trinca bem nítida no local onde delimitava o antigo arco cruzeiro.

Informação de Wagner Ribeiro - Fonte: São José dos Campos Antigamente


***
 Um pouco da História:


A Igreja Matriz foi a primeira capela de São José dos Campos, construída na época que ainda existiam índios na cidade, por volta de 1643. Em 1831, houve uma forte chuva e esta capelinha desmoronou, restando apenas o altar. Foi reconstruída em taipa de pilão (paredes feitas de barro amassado e calcado). Como a taipa também não era um material muito resistente foi construída em 1934 uma nova igreja, feita de alvenaria, que é a Igreja Matriz atual.

A Igreja Matriz fica na Pça. Cônego João M. Guimarães,69 – Centro – 12209-650 – SJCampos-SP
Sec.: Av. Castelo Branco, 26 – Centro – 12209-002 – SJCampos-SP
Tel.: (12) 3921-5516 / 3921-1942

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...