quinta-feira, 23 de março de 2017

Livro: 'Arqueologia da Persuasão: O Simbolismo Rococó da Matriz de Santa Rita'


João Carlos Nara Jr. lança 'Arqueologia da Persuasão: O Simbolismo Rococó da Matriz de Santa Rita'
Arquiteto e arqueólogo lançou seu estudo na noite desta terça-feira na Livraria da Travessa



Na noite desta terça-feira (21), o arquiteto e arqueólogo, João Carlos Nara Junior lançou o livro'Arqueologia da Persuasão: O Simbolismo Rococó da Matriz de Santa Rita', na livraria da Travessa, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A obra é resultado de dois anos dedicados às pesquisas, e oferece ao leitor uma abordagem polissêmica da arte sacra do Brasil Colonial, em especial a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e sua arte de estilo rococó.

A Matriz de Santa Rita é uma das igrejas mais antigas da cidade do Rio de Janeiro. Ao narrar sua história, o autor explora os sentidos da reflexão arqueológica sobre a simbologia cristã colonial, sua arte e suas paisagem. A análise é feita baseada na decoração da igreja em talha de madeira, e de suas pinturas e imagens.

O autor conta que passou dois anos realizando pesquisas e estudando para conhecer os detalhes da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, que fica localizada no Centro do Rio de Janeiro.Obra é resultado de dois anos dedicados às pesquisas

"Esse livro é o fruto de dois anos de pesquisas sobre a freguesia de Santa Rita, terceira paróquia urbana do Rio de Janeiro. Durante o tempo que estive em campo, procurei estabelecer um diálogo entre a arquitetura, a arte, a arqueologia e a história. À medida em que me debruçava sobre o tema, mergulhei em Santa Rita em três diferentes etapas, assim como faz um observador que cerra os olhos para enxergar melhor: sua igreja, seu tempo e seu simbolismo", explicou João Carlos Nara Junior.

Ficha técnica da obra

Título: Arqueologia da Persuasão: O Simbolismo Rococó da Matriz de Santa Rita

Autor: João Carlos Nara Júnior

Número de Páginas: 283

Edição: 1ª

Ano da edição: 2016

Encadernação: Brochura

Dimensões: 14,8 x 21 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...