quinta-feira, 6 de abril de 2017

Um antigo pálio exibido nos Museus do Vaticano

 Por GREGORY DIPIPPO


De 24 de Março a 25 de Junho, os Museus do Vaticano acolhem um pequeno mas muito interessante espectáculo sobre São Césario de Arles (470-542), uma figura importante na antiga igreja merovíngia. Depois de passar os seus primeiros anos no famoso mosteiro na ilha de Lérins, Cesário foi enviado para Arles por razões de saúde; O bispo local, parente dele, ficou tão impressionado com ele que pediu ao abade de Lérins, St Porcarius, que o libertasse para o serviço clerical. No devido tempo, Cesário foi eleito bispo por aclamação popular em 502 dC, e serviu nesse papel até sua morte 40 anos depois, com a idade de cerca de 72. Como bispo, ele era um pregador assíduo e mais de 250 de seus sermões Sobreviveram. Ele também presidiu a vários sínodos importantes, e promoveu fortemente a vida monástica, escrevendo duas regras monásticas, Incluindo a primeira regra ocidental especificamente para as mulheres. (Com o tempo, ambos seriam completamente substituídos pela regra mais gentil de seu contemporâneo São Bento.) Ele é dito ter sido o primeiro bispo a receber um pálio do Papa, e este objeto foi emprestado ao Vaticano Museus para esta exibição pela diocese de Arles, juntamente com várias relíquias do Santo.

Aqui estão algumas fotografias do objeto principal; Dada a sua extrema antiguidade, vários deles são, naturalmente, muito frágeis e, portanto, exibidos em casos de plástico selado que não oferecem condições ideais para a fotografia.

O pálio de São Cesário, dado a ele pelo papa S. Símaco (498-518). As duas faixas de tecido à direita fazem parte de uma capa adicionada a ela mais tarde para protegê-la; A parte original é a faixa decorada à esquerda. (Detalhe abaixo.)


 Um segundo pálio que também lhe pertence.

Um sarcófago de criança do século IV, com uma imagem de Cristo como mestre; Mais tarde reutilizado para suas relíquias.
Este manuscrito do início do século IX é uma coleção dos cânones eclesiásticos de vários conselhos diferentes realizada na Gália, e inclui esta carta escrita pelo Papa São Símaco a S. César, a quem ele se refere como seu "irmão mais amado".
À esquerda, a capa pintada de um relicário, início do século 6, da coleção da capela papal; À direita, um cinto de couro pertencente a S. Cesário, com uma fivela em marfim representando os soldados em frente ao túmulo de Cristo.
Três sandálias de couro, também uma vez sua propriedade.
Um relicário do ano 1429, contendo fragmentos de ossos e cabelos de São Cesário, juntamente com relíquias de vários outros santos. As principais relíquias de seu corpo foram destruídas durante a revolução francesa.
Entre os painéis didáticos desta mostra está a interessante reconstrução do que a catedral de Arles poderia ter parecido nos dias de São Césario, que aqui se mostra pregando a partir de um ambo colocado no meio da nave em frente ao santuário. (A obra em mosaico da abside é reproduzida da igreja contemporânea de St Apollinaris em Classe, nos arredores de Ravenna.)
Uma lanterna feita ca. 400 dC, com o Alpha e Omega dentro de um chrismon , a monografia chi-rho cercado por um círculo, que neste caso é formado por folhas de louro.
Uma almofada de seda anteriormente usada como parte do relicário da Verdadeira Cruz na capela papal, finais do século 8 ao início do século IX.
Uma túnica disse ter pertencido a S. Cesário; Somente fragmentos de algum pano muito antigo são preservados, unidos a uma parte muito mais nova para o apoio.
Um fragmento de um sarcófago, cerca de 400 dC, com o monograma Chi-Rho, Alpha e Omega, e os soldados que guardavam o túmulo de Cristo.
Fragmentos de tecido tecidos no primeiro terço do século XII, com um motivo de lebre correndo. (O pálio de São Cesário tinha meio milênio de antigüidade quando este foi originalmente tecido em algum lugar do mundo islâmico).
A base de uma tigela de vidro dourado, com figuras nomeia Genesius e Lucas, segunda metade do século IV.
Um sarcófago feito no final do século II, reutilizado para um grupo de mártires na antiga cidade romana de Portus.
"Aqui estão os corpos dos santos mártires Hippolytus, Taurinus, Herculianus, e João o Calibite; O bispo Formoso colocou-os aqui.
Estes pedaços de marfim decorados antigamente eram anexados à relíquia do pálio de São Cesário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...