domingo, 21 de maio de 2017

Projeto Igreja Aberta - "A Beleza Narrada"























Foi apresentado no dia 15, a edição 2017 do projeto Igreja Aberta. Um projeto que a Arquidiocese de Reggio Calabria-Bova (Itália), através da Secretaria de Patrimônio Cultural, tem, desde 2013, e é dirigida a membros voluntários engajados em iniciativas de habitação, proteção e valorização dos edifícios religiosos de grande interesse histórico. Agora em sua quinta edição, a intervenção, financiada com o apoio 8x1000 à Igreja Católica e implementado pela Associação de Voluntários Did.Ar.T. Ensinar Território Art, em 2017 é dedicada ao tema A beleza narrada: itinerários de arte e fé em Reggio Calabria.

Os edifícios importantes e local histórico-artístico está situado na antiga cidade e sua vizinhança imediata: em particular, as igrejas dos Optimates, Carmine, Santo Cristo, ou o Arco dos brancos, a Virgem dos Pobres, são Pedro de Calopinace, da Graziella, de S. Antonio em cordas, que são adicionados e formar um local de excelência, as ruínas da igreja medieval de S. Giovanni extramuros (sec. XII) por via Giudecca.

O projeto Igreja Aberta 2017 prevê a realização de um curso de formação destinado a pessoas, voluntários e paróquias, independentemente da origem, estão interessados em adquirir as competências necessárias para contribuir de várias maneiras para a promoção e valorização das iniciativas eclesiásticas diocesanos patrimônio cultural. Entre os temas abordados durante o curso, confiada a professores qualificados: 

O patrimônio cultural eclesiástico no Magistério da Igreja; 
O papel do voluntariado na proteção do patrimônio cultural eclesiástico;
 Restauro de edifícios religiosos de importância histórica; 
Memória da arquitetura religiosa em Reggio antes de 1908; 
Altares igrejas do século XIX seis na Arquidiocese de Reggio Calabria-Bova; 
Restauração e necessidades de culto e devoção à Madonna Negra de Seminara e o Crucifixo de Terranova Sappo Minulio;
Arte sacra do século XIX, em igrejas diocesanas: artistas e obras; 
Gestão e condução de uma visita guiada. 
Técnicas Profissionais e Simulação de acesso; 
A comunicação do patrimônio cultural na era digital: como criar uma estratégia. 

O curso de formação acontecerá de 26 de maio a 1 de julho, articulado em duas reuniões semanais (sexta-feira e sábado), alguns dos quais nas vistas no final do projeto está previsto para emitir um certificado de participação. 

O projeto Igreja Aberta 2017 é patrocinado pela Câmara Municipal de Reggio Calabria e da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e da paisagem da área metropolitana de Reggio Calabria; Ele também faz uso da parceria do Museu Diocesano, Conservatório "Cilea", FAI Delegação de Reggio Calabria e do Touring Club Italiano - Clube do território Reggio Calabria. 

Informações e inscrições (até 25 de Maio) no Museu Diocesano (terça, quarta, sexta e sábado 9-13 h), ou contactando o Did.Ar.T. Association Ensinando território arte (célula 3891968047;. Didartreggiocal@gmail.com ).

Fonte: Calabriapost

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...