sexta-feira, 30 de junho de 2017

Livro traz à luz o pouco conhecido escultor sacro baiano Pedro Ferreira

Artista de Santo Amaro, fazia esculturas de madeira usando técnicas de gesso



No Programa Mosaico Baiano de sábado, 24, o apresentador Alessandro Timbó conferiu o lançamento do livro “Pedro Ferreira - Escultor Baiano”, escrito pela professora, ambientalista e sobrinha do artista, Maria Lucila Ferreira de Pinho. A biografia reúne registros importantes de um dos maiores escultores da arte sacra do século 20. “Entre a pesquisa e o primeiro lançamento demorou 18 anos”, disse a escritora, que ainda ressaltou. “Ele deixou muitas obras na Bahia, em outros estados e até mesmo na Alemanha”.

Natural de Santo Amaro da Purificação, Pedro tinha a admiração de seus conterrâneos, entre eles, Dona Canô e seu marido José Teles Velloso. “Lembro de meu pai e minha mãe falando sobre ele, e da alegria que nós tínhamos dele ser de Santo Amaro”, disse a escritora Mabel Veloso, filha do casal. “Eles iam lá para casa de Pedro, o ateliê, e ficavam sentados o assistindo trabalhar”, afirmou Mabel.

A restauradora Claudia Guanaes explicou a peculiaridade desenvolvida nas obras do artista, que não teve o devido reconhecimento público. “Pedro tinha uma característica fantástica de pegar protótipos de gesso e transformá-los em madeira”, disse Claudia que ainda completou, “Ele fazia esculturas em madeira, usando todos os elementos do gesso”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...