quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A beleza acelera nosso amor.

Por Ir. Joseph Martin Hagan, OP 

Ver imagem maior


A beleza acelera nosso amor. Agita o coração para se fazer feliz. E adora o sacrifício uma vez que pensou insuportável. Apenas pergunte aos pais de uma criança pequena se um sorriso ilumina o cansaço do turno da meia-noite?

Mas quando a beleza falha, o que vai nos fazer amar? Se estamos sofrendo uma doença, enxergando nossas falhas, encontramo-nos na solidão, ou mesmo vendo um ente querido sofrer, a hora escura exige de nós um maior amor. No entanto, tal escuridão rouba a beleza que nos impulsiona. Em tempos feios, o amor é possível?

A feiura do mundo atingiu seu ápice no Calvário. Lá Jesus assumiu todos os nossos pecados e toda a nossa escuridão. O mal dos homens eclipsou a glória de Cristo. Para o olho mortal, a beleza de Cristo desapareceu. "Ele não tinha nenhuma forma ou beleza que devêssemos olhar para ele, e nenhuma beleza que desejássemos vê-la" (53: 2). E vinte séculos não ajudaram a nossa visão de Cristo Crucificado. Para a maioria, um crucifixo é comum ou bruto. Respondemos com desrespeito ou culpa.

Mas o amor não falhou no Calvário, nem a beleza. Como Ele redimiu o mundo, Jesus também nos ofereceu um presente inesperado. Naquela hora escura, Jesus nos deu algo bonito. Ele nos deu alguém bonito. Ele nos confiou a Maria: "Eis a tua mãe". Em meio a sua agonia interior, Nossa Senhora das Dores se tornou nossa mãe. À sombra da Cruz, ela estava radiante. E até hoje, sua beleza agita o coração do pecador.

Nossos ótimos artistas tentaram retratar essa beleza. Em sua obra-prima, o Pietá , Michelangelo esculpiu uma imagem cativante de Nossa Senhora das Dores. Seu rosto é quente, macio e jovem. Ela traz uma expressão de tristeza impulsionada pela esperança.



Na sua Lamentação sobre o Cristo morto, Fra Angelico pintou Nossa Senhora contemplando o rosto de seu Filho. Seu olhar amoroso irradia seu eterno amor e adoração.



A beleza de Maria manifesta seu amor, um amor que só cresceu no Calvário. Seu amor nos faz pecadores ao amor infinito e salvador de Jesus, assim como a lua declara que o sol escondido ainda resplandece. O mundo vê Cristo Crucificado como uma causa de desrespeito ou culpa, mas Maria nos ensina a ver mais fundo, a ver Sua beleza. Ela nos acena: "Venha aqui, meu filho. Veja Aquele que te amou até o fim. Meu Filho perdoa e cura você. Ele o chama de amigo. Veja a Sua beleza e ame-o. Ele estará com você, mesmo na hora mais escura. Não tenha medo de segui-lo.

Ao contrário da beleza terrena, a beleza de Jesus e Maria nunca nos falha. Quando nosso caminho leva ao Calvário, sua beleza acelera nosso amor. Levando a cruz, vamos cantar com o salmista:


Ao atravessarem o Vale amargo,
eles fazem dele um lugar de nascentes.
A chuva do outono cobre com bênçãos.
Eles caminham com força cada vez maior,
verão o deus dos deuses em Sião. (Salmo 84: 7-8)



Imagem: Pe. Lawrence Lew, OP, Nossa Senhora das Dores (Usado com permissão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...