sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Diocese de Roma anuncia jornadas de formação sobre música e canto sacro

Reconhecendo o incalculável valor que tem a tradição musical na Igreja, a Diocese de Roma, a partir do Departamento de Liturgia, promoverá vários programas formativos em música e canto litúrgico para o novo ano pastoral.

As propostas são uma resposta ao que assinala a constituição conciliar 'Sacrosanctum Concilium' em seu capítulo sexto: "A tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável, que sobressai entre as demais expressões artísticas, principalmente porque o canto sagrado, unido às palavras, constitui uma parte necessária ou integral da Liturgia Solene".




O propósito é o que indicou o Padre Giuseppe Midili, diretor do Departamento de Liturgia do Vicariato de Roma, que foi citado por RomaSette.it: "Nosso trabalho, este ano, quer potencializar a formação litúrgica dos organistas e dos diretores paroquiais".

Por isso, para os responsáveis da música litúrgica nas paróquias e comunidades está se preparando uma série de jornadas que terão uma ou mais vezes por ano. A primeira ocorrerá no dia 27 de janeiro de 2018 com o tema "Os cantos da Missa".

Cada jornada prevê uma parte teórica onde se explicará o rito, a teologia que expressa, sua exigência na ordem musical, as normas, entre outros; assim como a parte prática, quer dizer, que música, quais textos, como se implica a assembleia, o papel do coro e do solista, etc. Todas as lições serão ministradas por especialistas liturgistas e músicos do Vicariato de Roma e do Pontifício Instituto Litúrgico.

Esta primeira jornada, que se desenvolverá das 10h até às 19h15, será dividirá na manhã com a parte teórica aprofundada sobre o canto segundo a 'Sacrosanctum Concilium' e 'Lumen Gentium', e de acordo com o Ordenamento Geral do Missal Romano. A tarde será marcada pela prática abordando os cantos antigos e modernos, a relação do texto com a melodia, e os cantos para a liturgia.

Proclamar a Palavra de Deus na Liturgia


Além do canto e a música sacra, o Departamento de Liturgia do Vicariato da Diocese de Roma prepara um curso sobre Palavra que leva por título "Proclamar a Palavra de Deus na Liturgia", que se desenvolverá através de diversos encontros a partir de 23 de janeiro até 08 de maio.

O objetivo, como sublinha o Padre Midili, é o de "dar voz à Palavra de Deus que dirige ao seu povo, através do serviço do ministro: para uma tarefa tão alta é necessário à preparação específica de base e cuidada".

O programa também compreende uma parte teórica para aprofundar nos fundamentos teológicos da Liturgia da Palavra desde textos bíblicos fundamentais; no ministério do leitor e sua importância, sobre o lecionário e seus elementos fundamentais, assim como o lugar que ocupa a Liturgia da Palavra, quer dizer o ambão, o evangeliário, entre outros.

Também haverá uma parte prática sobre o adequado uso da voz, as técnicas de respiração, a pronunciação, e como se faz a leitura dos textos litúrgicos.

De acordo com o Padre Midili, estas propostas do Departamento de Liturgia buscam fortalecer o acompanhamento dos párocos em "seu precioso trabalho de formação dos operadores paroquiais". (EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...