segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pontificio Istituto Ambrosiano di Musica Sacra



PIAMS






O que é?

O Instituto Pontifício Ambrosiano de Música Sacra (PIAMS) é um centro de estudos acadêmicos com finalidades científicas, didáticas e pastorais na órbita litúrgico-musical, que da particular atenção ao rito e ao canto ambrosianos.
O Instituto, criado em 1931 pelo beato cardeal A.I. Schuster, arcebispo de Milão, e erigido canonicamente pela Santa Sede em 1940, se configura atualmente - em modo análogo ao Instituto Pontifício de Música Sacra de Roma, com o qual está associado - como Instituto "ad instar facultatis" e está habilitado a outorgar licenciaturas com valor acadêmico.
Através da produção científica e da docência das assinaturas litúrgico-musicais, o PIAMS quer promover o conhecimento, o crescimento e a difusão da liturgia e da música sacra, e a formação de músicos eclesiásticos e de futuros professores e responsáveis na órbita litúrgico-musical.


«Temos entrado em um novo milênio, e a Igreja está totalmente comprometida na obra de uma nova evangelização. Que não falte vossa contribuição nesta vasta ação missionária. A cada um de vós se pede um estudo acadêmico rigoroso e uma atenção constante com a liturgia e a pastoral. A vós, professores  e alunos, se pede que valorizem ao máximo vossos dons artísticos, conservando e promovendo o estudo e a prática da música e do canto em todos os âmbitos e com os instrumentos que o concílio Vaticano II indicou como privilegiados ».

(João Paulo II, Discurso no Instituto Pontíficio de Música Sacra)
Roma, 19 de janeiro de 2001




«A aplicação das orientações do Concílio Vaticano II sobre a renovação da música sacra e do canto litúrgico - em particular os coros, nas capelas musicais e nas Scholas cantorum - exige hoje uma sólida formação dos pastores e dos fiéis no âmbito cultural, espiritual, litúrgico e musical. Requer também uma reflexão profunda para definir os critérios de constituição e difusão de um repertório de qualidade, que permita a expressão musical servir de maneira adequada a seu último fim, que é "à gloria de Deus e a santificação dos fiéis"».

(João Paulo II, Discurso aos participantes do Congresso de Música sacra)
Roma, 27 de janeiro de 2001




«Eu quisera que esta celebração fosse o começo de um novo caminho também para nós. Um caminho que veja em primeiro lugar a liturgia ambrosiana, não só fielmente celebrada, mas também compreendida e vivida em sua espiritualidade e nos seus símbolos, transmitida com fidelidade a novas gerações e ao mesmo tempo renovada com criatividade, para que expresse a vivacidade de nossa Igreja particular na sinfonia de todas as formas litúrgicas da Igreja universal.».

(C.M. Martini, homília durante a celebração eucarística no rito ambrosiano)
Roma, 4 de novembro de 2001

Endereço: 

Corso Garibaldi, 116
I - 20121 MILANO
Tel: +39 02.89406400
Fax: +39 02.89406400


***

Inscrições para o Ano acadêmico 2017/2018

No site se pode consultar os cursos disponíveis e efetuar a inscrição.
Inscrições até dia 30 de setembro.

Para informações contate a Secretaria:
(+39 0289406400 - email: segreteria@unipiams.org).

Fonte: PIAMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...