sábado, 14 de outubro de 2017

Círio de Nazaré ganhou Museu virtual em 360


Círio de Nazaré. A maior e mais emocionante festa católica do mundo. Um evento que reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém do Pará, durante o mês de outubro. As ruas da cidade ficam cheias, cheias de gente, de amor, de fé. Todos com um único objetivo, de chegar perto, ver, tocar, homenagear a padroeira dos paraenses: Nossa Senhora de Nazaré.

Os devotos de Nossa Senhora que não conseguem fazer parte dessa festa, sofrem. Mas o Museu do Círio em Realidade Virtual vem aí para deixar os fieis sempre em sintonia com Nossa Senhora.

Já imaginou acompanhar a procissão num lugar privilegiado, sentir a vibração dos fieis e se emocionar como se estivesse lá… bem pertinho?! Essa é a sensação de quem visita o Museu do Círio em Realidade Virtual.

Durante a visitação no Museu, os devotos podem conferir a história do Círio, trechos das principais procissões da festividade, exposições fotográficas, curiosidades sobre os mantos da Santa e ainda ver bem de perto a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia.

Pioneirismo

Este será o primeiro Museu em Realidade Virtual do Brasil que promete um passeio interativo e cheio de emoções. Conhecer bem de perto os símbolos da Festividade: o manto, a corda, a berlinda, os peregrinos, os votos, os carros de milagres e outros ícones das procissões. É uma carga histórica de mais de 225 anos que o visitante consegue ver tudo em 360º. A sensação é de estar lá.

Outra novidade é a Exposição ‘Retratos da Fé’, o primeiro documentário filmado em 360º. A peça traz relatos de sete fotógrafos que vivenciaram momentos inesquecíveis durante várias coberturas fotográficas das procissões do Círio.

Fábio Pina, Fernando Sette, Geraldo Ramos, Guy Veloso, João Ramid, Paulo Santos e Tarso Sarraf, falam sobre fé e profissionalismo. E compartilham histórias emocionantes que contribuíram para o crescimento pessoal e profissional de cada um.

Os idealizadores

Criado em parceria entre as Produtoras Loot Interactive (Los Angeles – CA) e Delta Studios (Belém – PA), o Museu do Círio em Realidade Virtual utiliza diversas tecnologias inovadoras para colocar as pessoas o mais perto possível da maior manifestação religiosa do mundo.

Segundo Carlos Waldney, empresário e diretor da Delta Studios, este é um projeto inovador no Brasil. “Eu sempre quis fazer um produto onde eu pudesse contar a história do Círio e fazer com que a pessoa consiga acompanhar de uma forma real, fazendo essa pessoa imergir na história. A imersão proporciona uma sensação única e incomparável: de se sentir em um local como se realmente estivesse lá. E isso é proporcionado pela tecnologia que filma em 360 e com uma técnica que nós temos aqui na Delta Studios”, ressalta

Desde 2016, as produtoras e a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré trabalham no projeto. Roberto Souza, Diretor da Festa, diz que todos estão felizes e ansiosos com resultado final. “Nem sempre as pessoas conseguem vir a Belém para acompanhar o Círio. E o Museu do Círio em realidade virtual vai oferecer esta oportunidade para que, em qualquer lugar do nosso planeta, as pessoas possam sentir as emoções do Círio. Este é mais um produto para divulgar a beleza e grandiosidade que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, destaca.

Danilo Moura, é paraense e trabalha como diretor de projetos de realidade virtual na Loot Interactive. “Eu encontrei o Waldney em um Congresso em Las Vegas, onde eu estava trabalhando num projeto que recria o lugar onde o homem pisou na Lua pela primeira vez. Ao sentir aquela sensação o Waldney falou ‘imagina essa câmera no meio do Círio!’ – e imediatamente começamos a planejar tudo.”, lembra Danilo. Ele destaca que o Museu do Círio em Realidade Virtual foi criado a partir de uma técnica chamada ‘fotogrametria’, uma espécie de holograma em que os objetos são trazidos para a realidade virtual de forma foto realista.



Círio 360

Ano passado foi a primeira experiência de gravação em 360 graus. Com a câmera posicionada dentro do Núcleo da Berlinda, as imagens captadas registraram toda a emoção das homenagens ao longo das procissões.

O material foi disponibilizado na fanpage do Círio 360º e teve um alcance de mais de 130 mil pessoas acessaram, somente na primeira semana após a Festividade.

Texto: Ascom Círio 360- Site Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...