domingo, 1 de outubro de 2017

Projeto pretende gravar todos cantos gregorianos inclusos no Graduale Romanum

Um só homem assumiu um particular desafio que compartilhou de forma gratuita ao mundo. Trata-se do 'Projeto Graduale', o propósito de gravar o som da totalidade de cantos gregorianos inclusos no 'Graduale Romanum', um livro litúrgico oficial da Igreja Católica que inclui cantos para a Eucaristia.




A tarefa foi assumida desde 2012 por Marek Klein, diretor geral e cantor do grupo vocal 'Gregoriana', que interpreta música sacra de maneira regular na Catedral de Santa Elizabeth em Kosice, Eslováquia. Até o momento, publicou mais de 230 gravações de forma gratuita através do seu canal no Youtube e realiza compilações anuais de seu trabalho.

"A interpretação do Canto Gregoriano é diferente para cada cantor e é impossível considerar qualquer maneira de interpretar como a única correta", explicou, para expressar, no entanto, que espera que suas gravações "encontrarão sua audiência e que poderão ser um recurso útil para alguém".

O artista reconhece que ao ser um projeto pessoal, os cantos não se interpretam da maneira costumeira por parte de uma 'schola', o que apresenta uma limitação que não compromete a utilidade global do projeto. No início de sua carreira, cerca de 20 anos antes de iniciar o Projeto Graduale, Klein buscou sem êxito uma coleção de gravações que lhe servisse de referência. Através de um árduo trabalho, espera que esta contribuição ajude as novas gerações de músicos. (EPC)

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...